Dia 23 de julho, esta é a data prevista para abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Se tudo correr bem, se todos os planos derem certo, será neste dia que começa a 32a edição da Olimpíada de Verão. Faltando seis meses, veja aqui o que vai acontecer até lá, neste roteiro mês a mês:

 


Temos mais uma semana deste mês, poucas competições ao redor do mundo, China, Estados Unidos, Espanha, Japão, Países Baixos, Austrália, são alguns lugares que fizeram ou estão fazendo eventos. Todas sempre cheia de protocolos e controles.

Comitê Olímpico Internacional realiza cinco dias de reuniões virtuais com todos os envolvidos com os Jogos Olímpicos de Tóquio. Na próxima semana, na quarta-feira, um resumo de tudo que foi discutido. Importante ressaltar que o único tema que não foi debatido foi o cancelamento do evento, isto porque o COI refuta por completo a não realização da Olimpíada.

No cenário nacional, clubes brasileiros já retomaram treinamentos em suas instalações. Training camp em andamento na piscina do Maria Lenk, presença de diversos dos principais nadadores brasileiros incluindo o treinador Alberto Pinto da Silva e seu quarteto de Marcelo Chierighini, Gabriel Santos, Pedro Spajari e Breno Correia.

Na Espanha, Fernando Possenti viajou com um grupo para um treinamento de altitude incluindo Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo nas águas abertas, mais Gabrielle Roncatto e Nathália Almeida no treinamento de piscina.

Amanhã, os treinadores Carlos Henrique Matheus do SESI e Fábio Cremonez da Natação Americana embarcam para o México, irão realizar um treinamento de altitude em Las Lomas. No grupo, a presença de dois potenciais nadadores do time olímpico Brandonn Almeida e Murilo Sartori.

Seleção Brasileira de Polo Aquático Masculino inicia o Pré-Olímpico em Rotterdã, nos Países Baixos.

Dia 6 de março, a praia de São Tomé de Paripe, na Bahia, recebe a Seletiva Nacional para apontar os dois nadadores que irão representar o Brasil na Seletiva Olímpica Olímpica em Fukuoka, no Japão. A prova dos 10 quilômetros aponta os dois melhores classificados em busca de uma das vagas para a Olimpíada.

Acontece em Buenos Aires, na Argentina, o Campeonato Sul-Americano Absoluto. Disputa de natação acontece na piscina do Parque Olímpico, sede dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, de 16 a 19 de março.

Dia 25 de março começa o revezamento da tocha começando em Fukushima, passando pelas 47 prefeituras do Japão até a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em 23 de julho em Tóquio.

Mês da Seletiva Olímpica do Brasil. Acontece de 19 a 24 de abril, na piscina do Complexo Aquático Maria Lenk. O mês de abril também é, pelo calendário internacional, o mais movimentado em número de seletivas internacionais pré-olímpicas.

Fukuoka, no Japão, recebe a Seletiva Olímpica das Águas Abertas. Dias 29 e 30 de maio, serão disputadas as provas dos 10 quilômetros para as mulheres no primeiro dia, homens no segundo, apurando 15 atletas para completar os 25 que participarão da prova olímpica em Tóquio. Nas duas seletivas, serão apurados os nove primeiros colocados, mais o melhor nadador/nadadora japonês e outros cinco representando um de cada continente. Estes 15 atletas se juntam aos 10 já apurados do Mundial de Gwangju.

Dia 31 de maio termina o prazo para apontar os tempos dos revezamentos em busca das 4 vagas da repescagem para os Jogos Olímpicos. O Brasil ainda não tem vagas garantidas nos revezamentos 4×100 livre feminino, 4×200 livre feminino, 4×100 medley feminino e 4×100 medley misto. Os quatro melhores tempos no período de 2019/2020/2021 se juntarão aos 12 já classificados desde o Campeonato Mundial de Gwangju.

Acontecem as duas últimas seletivas olímpicas nacionais, Austrália e Estados Unidos, ambas terminando no último final de semana do mês.

Prazo final para a FINA receber os nomes dos atletas para os Jogos.

Dia 5 de julho terminam as inscrições olímpicas, todos nomes, tempos devem ser submetidos para o início dos Jogos no dia 23 de julho. Natação começa no dia seguinte, dia 24 de julho.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário