Coletiva de imprensa realizada hoje, logo após o encerramento da reunião do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional:

* Na Pandemia, não se pode garantir nada, mas é importante ressaltar que estamos comprometidos em realizar os Jogos de Tóquio.
* Não é “se vamos ou não realizar os Jogos” e sim “como vamos realizá-los”.
* Estamos aprendendo todos os dias com toda esta situação.
* As especulações só servem para atrapalhar os sonhos e planos dos atletas. “Não vamos perder tempo com isso”!
* Sobre vacinas, o COI recomenda a todos os atletas que tomem, não só pela sua saúde, mas também em respeito e solidariedade ao povo do Japão que irá receber a Olimpíada. O COI já anunciado desde novembro que era contra atletas olímpicos furarem a fila na ordem de preferência das vacinas. “A vacina é importante e necessária, mas não é a bala de prata contra a Pandemia”.
* Precisamos de paciência de todos, o processo ainda segue.
* Todas as 33 federações internacionais de esporte e todos os comitês olímpicos nacionais aprovam a intenção da realização dos Jogos em Tóquio a partir de 23 de julho.
* O COI vai deliberar sobre a regra 50, referente aos protestos dos atletas no pódio e competição. O assunto está em discussão e a orientação final deve sair até abril. Foram consultados cerca de 3.000 atletas sobre o a regra.
* Não há definição sobre a questão do público na Olimpíada. A prioridade são os atletas, a competição. “Nossa preocupação é fazer com que os atletas realizem seus sonhos olímpicos”.
* Compromisso em fazer os Jogos seguros, para a população de Tóquio, para os atletas e seus familiares. Reconhecendo toda a dificuldade mundial, com a Pandemia, os lockdowns, “mas precisamos olhar mais a fundo sobre tudo isso”.
* Para Tóquio, já temos 61% dos atletas classificados, 25% ainda ainda conquistar suas vagas nas seletivas pré-olímpicas e outros 14% serão apontados pelos rankings e universalidade.
* O COI deve distribuir na primeira semana de fevereiro os cadernos de orientação aos Comitês Olímpicos Nacionais na preparação e controle de protocolos que serão exigidos e necessários para a disputa da Olimpíada. (Bach ainda não teve acesso ao material que está sendo preparado pelo seu grupo de trabalho)
* A Assembleia Geral do COI marcada para os dias 10 a 12 de março, que seria em Atenas, na Grécia, será toda virtual. É quando Thomas Bach será re-eleito.
* COI manifestou preocupação pela situação da AIBA, Federação Internacional de Boxe, também com problema de doping na Federação Internacional de Wrestling e comemorou a decisão do Governo da Itália de retirar a entidade que interferia no esporte do país.
* COI anunciou o compromisso da entidade junto ao Pacto de Paris e passa a ser uma organização “climate positive” em 2024, antecipando o compromisso que isso seria alcançado até 2030.
* Thomas Bach se negou a revelar a conversa que teve com o Presidente da China Xi Jingping. “Não tenho autorização para discutir assuntos que trato com chefes de nação com vocês”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário