O Brasil é mais um país a fazer ajustes nos seus critérios de convocação e formação da seleção de natação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Ajustes tem sido feitos em diversos países com datas, convocações antecipadas, sistema de seleção e participação nas seletivas nos Estados Unidos, Itália, Países Baixos, Grã-Bretanha, Espanha, França. Agora foi a vez da CBDA fazer o seu ajuste que impacta diretamente os revezamentos femininos ainda não classificados para a Olimpíada.

Nos novos critérios publicados hoje, a CBDA retirou a exigência de que os revezamentos 4×100 livre feminino, 4×200 livre feminino, 4×100 medley feminino e o 4×100 medley misto, além de alcançarem tempos para ficar no top 4 da repescagem da FINA teriam de alcançar tempo do 8o colocado do Campeonato Mundial de Gwangju 2019. No novo regulamento, apenas a presença no top 4 da repescagem será o suficiente para a classificação.

A CBDA segue o sistema do índice A de classificação automática, mas somente marcas alcançadas na final serão consideradas. É a primeira vez na história que teremos um sistema de seletiva única e somente tempos das finais a serem contabilizados.

Um importante detalhe deve ser ressaltado na classificação dos revezamentos que ainda não estão garantidos. Neste momento, o Brasil tem os revezamentos masculinos 4×100 livre, 4×200 livre e 4×100 medley classificados por alcançarem o Top 12 do Mundial de Gwangju.

Pelo regulamento da FINA, cada revezamento representa dois nadadores “relay only”, ou seja, atletas que não estejam nas provas individuais. Assim, com os três revezamentos classificados, o Brasil tem hoje seis nadadores extras, que não precisarão estar nas provas individuais para participar da Olimpíada. Estas vagas, entretanto, seguirão uma linha de prioridade da CBDA, ou seja, favorecendo os revezamentos mais fortes como o 4×100 livre masculino e o 4×200 livre masculino podendo ter um nadador reserva.

No caso de múltiplos revezamentos femininos classificados, e sem vagas suficientes de “relay only”, os revezamentos serão ranqueados em comparação com o Mundial de Gwangju.

Amanhã faremos uma Live Especial detalhando os critérios e suas nuances favorecendo a compreensão de todos para as vagas olímpicas para Tóquio.

Veja aqui o documento publicado hoje pela CBDA:

criteriosCBDA

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário