A terceira etapa do Circuito da Copa do Mundo acontece esta semana em Doha, no Catar. É a 10a vez que o evento é realizado neste local e sempre no Hamad Aquatic Center, um moderno complexo inaugurado para os Jogos da Ásia de 2006.

Doha sempre sediou grandes eventos incluindo o Campeonato Mundial de Piscina Curta de 2014, quando o Brasil foi campeão geral da competição no quadro de medalhas.

O local também foi motivo de polêmica na Copa do Mundo de 2013. Na época, alguns nadadores de Israel reclamaram da organização por ter “escondido” a bandeira do país. Primeiro no lado de fora do complexo, onde estavam todas as bandeiras dos países participantes expostas, apenas Israel não aparecia. Depois foi na própria geração de imagens da transmissão da competição, por duas vezes, nadadores de Israel terminaram no top 3 e ganharam medalhas e o resultado sempre mostra a colocação e a bandeira do lado. No caso dos nadadores israelenses apareceu uma bandeira neutra.

O Comitê de Ética da FINA reprovou a atitude da organização da Copa do Mundo de Doha, mas não fez nenhum tipo de punição.

A Copa do Mundo deste ano vai de quinta até sábado, eliminatórias e finais, sem transmissão para o Brasil. Algumas provas, especialmente no feminino, irão direto para a final pela quantidade de atletas, são várias provas com menos de oito atletas. Os dois líderes do Circuito deste ano, a australiana Emma McKeon e o sul-africano Matthew Sates estão no evento além da volta das estrelas russas Yulia Efimova e Anton Chupkov e o japonês Daiya Seto.

Doha marca a estreia do Brasil na Copa do Mundo 2021 com Fernando Scheffer que está inscrito em três provas: 100, 200 e 400 livre. Scheffer está na competição acompanhado do treinador Marcelo Vaccari.

Portugal estará em Doha com o novo cidadão português Fernando Souza Silva que disputa quatro provas: 50 e 100 livre, 50 e 100 borboleta. Silva fez sua estreia pelo novo país na Copa do Mundo de Budapeste quebrando os recordes nacionais dos 50 e 100 borboleta. Ele ainda não conseguiu vaga para a Seleção Nacional que disputa o Europeu e o Mundial de Piscina Curta que acontecem este ano.

Doha vai sediar o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de 2023.

Veja aqui o start list da competição:

https://www.omegatiming.com/File/0001150011FFFFFFFFFFFFFFFFFFFF20.pdf

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário