Campeão mundial dos 200 e 400 medley, apontado por todos como um dos grandes favoritos para as medalhas de ouro das suas provas no seu país, Daiya Seto foi a maior decepção da natação japonesa e, talvez, de toda delegação de seu país nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Sem conseguir nem chegar a final dos 400 medley e 200 borboleta, Seto terminou em quarto lugar nos 200 medley. Para tanta expectativa, não há como esconder, foi grande a decepção.

Porém, passados dois meses da Oliimpíada, Seto mostra uma recuperação incrível. Foi o MVP da primeira fase da ISL, sendo o nadador que mais pontos somou para a sua equipe Tokyo Frogs. Neste final de semana, Seto voltou a brilhar, foi o nadador que mais pontos somou na Copa do Mundo de Doha e vencedor das quatro provas que disputou:

100 medley – 51.56
400 medley – 4:01.97
200 peito – 2:01.65
200 borboleta – 1:49.76

Ainda em Doha, Seto utilizou suas redes sociais para anunciar a sua nova condição de nadador independente da Federação Japonesa de Natação. Isso é algo da relação atleta-federação no Japão, onde a partir de agora, Seto terá mais liberdade para negociar contratos, patrocínios, além de definir seus programas, competições e ficar responsável por toda a estrutura financeira destas ações.

Seto fez o anúncio numa postagem agradecendo a Federação Japonesa. Tal condição não é inédita no Japão, antes Kosuke Kitajima, Kosuke Hagino e Ippei Watanabe já haviam sido agraciados.

 

Ao site americano SwimSwam, Seto revelou em entrevista que na sua programação a partir de agora será dividida entre Japão e Estados Unidos. Sem indicar onde especificamente vai treinar, Seto pretende rodar por diferentes programas e treinamentos nos próximos meses.

Desde a Pandemia, Seto deixou o treinador de vários anos Takayuki Umehara para treinar com um amigo e ex-colega de treinamento Ryuichiro Ura.

1 responder
  1. Thales
    Thales says:

    A Federação Japonesa e a pandemia afetaram consideravelmente ele, os tempos que ele havia feito para a classificação para as olimpíadas já ganhava praticamente todas as provas que ele nadou e senão ganhava ficava entre primeiro e segundo lugar, foi triste a situação dele.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário