O NCAA anunciou hoje que não vai adotar a nova regulamentação para participação dos atletas trans publicada no mês passado pela USA Swimming. O CSMAS (Committee on Competitive Safeguards and Medical Aspects of Sports) publicou uma nota oficial indicando que não seria “justo e adequado” alterar uma regulamentação com a temporada em andamento.

Além disso, a nova regra sobre a participação dos atletas trans publicada pela USA Swimming estabelece um controle por 36 meses num nível de testosterona em 5nmol/litro antes da participação de uma atleta trans feminino. Não haveria condição clínica de qualquer tipo de controle de forma retroativa e que pudesse ser devidamente comprovado.

Com a decisão publicada hoje, o NCAA vai seguir com o protocolo estabelecido de um mínimo de 12 meses com o nível de testosterona em 10 nmo/litro e que a nadadora Lia Thomas da Universidade da Pennsylvania já vinha seguindo há dois anos.

Veja aqui a decisão publicada hoje pela NCAA:

https://www.ncaa.org/news/2022/2/10/media-center-csmas-subcommittee-recommends-no-additional-changes-to-testosterone-threshold-for-trans-women-at-2022-womens-swimming-and-diving-championships.aspx

A decisão do NCAA veio no mesmo dia que uma carta aberta assinada por 310 nadadoras apoiava a participação de Lia Thomas no Campeonato Nacional Universitário da Divisão I deste ano. Entre as 310 assinaturas está a vice campeã olímpica dos 1500 metros nado livre Erika Sullivan, além de outras seis nadadoras que já fizeram parte da Seleção Americana e duas atletas internacionais, a australiana Maddie Groves e a cingaporiana Sammantha Yeo. Cinco atletas que fazem parte da Universidade da Pennsylvania, a equipe de Lia Thomas também assinam a carta aberta.

Veja a carta aqui:

http://www.athleteally.org/wp-content/uploads/2022/02/Letter-to-NCAA-in-Support-of-Lia-Thomas-Feb-10-2022.pdf

Em uma semana acontece a disputa da Conferência Ivy League que acontece da próxima quarta-feira na Universidade de Harvard. A Conferência é conhecida como a mais forte academicamente do esporte universitário americano. A Ivy League já havia anunciado que não haveria qualquer restrição para a participação de Lia Thomas na competição. O questionamento era para o Campeonato Americano da Divisão I do NCAA que acontecerá na segunda semana de março na Georgia Tech, em Atlanta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário