A piscina da Universidade da Georgia Tech vai estar lotada, todos ingressos vendidos e a expectativa (ou medo) de protestos do lado de fora. Começa hoje, em Atlanta, o Campeonato Americano Universitário Feminino da Divisão I do NCAA. É a principal competição universitária nacional do mundo e reúne vários atletas olímpicos.

O Brasil vai estar representado por Maria Eduarda Sumida que faz sua terceira e última aparição na competição. Atleta da Universidade de Louisville, Maria Eduarda coloca suas expectativas na prova dos 400 medley. Em duas semanas ela viaja para o Brasil onde volta a defender o Pinheiros e fará sua re-estreia no Troféu Brasil.

A controvérsia da competição é a presença da nadadora trans Lia Thomas. Desde novembro, o seu caso ganhou todas as mídias e plataformas dos Estados Unidos (e no mundo) polarizando o tema. Thomas vai defender a Universidade da Pennsylvania onde nadará as provas de 100, 200 e 500 jardas livre. Nas duas últimas ela está balizada com o melhor tempo de inscrição. Thomas nadou três anos pela equipe masculina da Penn antes de fazer a transição para o feminino sem conseguir classificação para o NCAA.

A presença de Thomas é tratada com muita atenção pelo NCAA e a Georgia Tech que estão montando um serviço especial de segurança e barreiras para evitar aglomerações ou protestos.

A Universidade da Virginia, atual campeã, é a grande favorita para levar o bi campeonato da competição. A equipe comandada por Todd DeSorbo, técnico que vai dirigir o time americano feminino no Mundial de Budapeste, já tinha feito uma grande conferência batendo inclusive alguns recordes nacionais.

Entre os destaques individuais, o maior deles é a campeã olímpica Maggie MacNeil da Universidade de Michigan. Campeã dos 100 borboleta em Tóquio, é atual campeã do NCAA e favorita para ser a MVP da competição.

A competição começa hoje com finais direta para duas provas de revezamento a partir das 18 horas, horário local, 19 horas em Brasília. A partir de amanhã até sábado, eliminatórias pela manhã as 10:00 (11:00 em Brasília) e finais as 18:00 (19:00 em Brasília).

Nos Estados Unidos, a competição será transmitida na íntegra pela ESPN3.

 

Veja aqui o site oficial do evento: 

https://ramblinwreck.com/2022-ncaa-division-i-womens-swimming-diving-championships/

 

Site para os resultados em real time:

https://swimmeetresults.tech/NCAA-Division-I-Women-2022/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário