Anunciados hoje pela FINA os critérios de classificação da natação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os índices foram os mesmos que havia sido vazados e já anunciados desde abril deste ano. As marcas A são correspondente ao 14o lugar da última Olimpíada em Tóquio. A FINA optou por dividir a classificatória nos dois Campeonatos Mundiais dos Esportes Aquáticos em Fukuoka 2023 e Doha 2024.

Confira os pontos mais importantes dos critérios:

* A partir de 1o de março de 2023 até 23 de junho de 2024 os índices de classificação podem ser obtidos somente em competições oficializadas pela FINA.

* Limite de 852 atletas da natação incluindo todos os critérios pela ordem de Marca A, revezamentos, Universalidade e as remanescentes vagas por Marca B. É o menor número de nadadores participantes desde os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

* Revezamentos serão classificados em duas etapas. No Mundial de Fukuoka entram as três primeiras equipes classificadas da final nos revezamentos 4×100 livre, 4×200 livre e 4×100 medley masculino e feminino e o 4×100 medley misto. No Mundial de Doha entram as 13 melhores equipes classificadas nas mesmas provas pelo resultado das eliminatórias.

* Em caso de empate entre os três primeiros colocados das equipes de revezamento do Mundial de Fukuoka, as equipes envolvidas no empate estão automaticamente classificadas. Em caso de empate entre as equipes de revezamento do Mundial do Doha, uma prova desempate, entre as equipes envolvidas será marcada em comum acordo com participantes e FINA.

 

Os índices de classificação para o Mundial: