FINA anunciou os critérios de classificação das águas abertas para Paris 2024 dividindo nos dois Mundiais como as classificatórias doa Olimpíada eliminando a Seletiva Olímpica que vinha sendo utilizada desde os Jogos de Beijing 2008. A modalidade teve um corte de participantes de 25 para 22 nadadores por sexo.

Confira os critérios anunciados hoje:

* Os três primeiros colocados do Campeonato Mundial de Fukuoka 2023 na prova dos 10 quilômetros masculino e feminino garantem vaga automática para Paris 2024. Em caso de empate, todos os atletas envolvidos, estão classificados.

* Um total de 13 vagas remanescentes serão apuradas nos 10 quilômetros do Campeonato Mundial de Doha 2024. Estas vagas, entretanto, não pertencem ao atleta, e sim ao país, que pode confirmar os atletas ou até mesmo substitui-los.

* Cinco vagas serão dadas a países não contemplados com vagas de Fukuoka 2023 ou Doha 2024 sendo um por cada continente.

* A França tem direito garantido a pelo menos uma vaga no masculino e feminino, e caso não consiga esta classificação em Fukuoka 2023 ou entre os 13 primeiros de Doha 2024, o melhor atleta francês no masculino e feminino desta prova de Doha é o dono da vaga.

* As vagas serão confirmadas e anunciadas pela FINA até três semanas após o Mundial de Doha 2024.

* A FINA também está oferecendo vagas adicionais para os atletas com marcas A nos 800 e 1500 livre das provas de piscina. Assim, estes atletas, não extrapolando o número de 2 nadadores por país, poderão estar na prova olímpica de águas abertas.