Começa nesta quinta-feira, dia 11, e vai até 21 de agosto o Campeonato Europeu dos Esportes Aquáticos em Roma, na Itália. Aqui na Best Swimming e na Swim Channel estaremos acompanhando diariamente os detalhes da maior competição continental dos esportes aquáticos:

* O Europeu é a competição continental mais antiga dos esportes aquáticos, começou em 1926, três anos antes do Sul-Americano. Roma, na Itália, recebe a 36a edição da competição.

* Disputado a cada dois anos, desde 1999 o Europeu é realizado sem o polo aquático que tem o seu próprio certame, ainda este mês na Croácia. Este ano, o Europeu de Roma também ganha a disputa do High Diving.

* São esperados 1.500 atletas de 50 países em disputa de 77 provas.

* A Rússia, atual bi campeã europeia, está fora do Europeu suspenso pela FINA e pela LEN, junto com Belarus por conta da invasão da Ucrânia.

* Os russos também são os líderes no total de medalhas da competição, são 400 medalhas conquistadas sendo 197 de ouro. A Alemanha vem em segundo com 445 medalhas e 165 de ouro. A antiga Alemanha Oriental ainda aparece em terceiro com 326 medalhas sendo 143 de ouro. Hungria é a quarta 214 medalhas e 117 ouros e a Itália, time dona da casa, em quinto com 403 medalhas sendo 102 ouros.

* A Itália recebe o Europeu pela quarta vez, repetindo Bologna em 1927, Turim em 1954 e Roma em 1983. O Foro Itálico foi sede do Europeu anterior e recebe a competição pela segunda vez. O famoso Stadio del Nuoto inaugurado para os Jogos Olímpicos de 1960 ainda foi sede dos Mundiais de 1994 e 2009.

* As águas abertas vão acontecer na praia de Ostia, no litoral de Roma, e onde aconteceu a disputa da modalidade no Mundial de 2009.

* O russo Alex Popov é o maior medalhista da história dos Europeus. São 26 medalhas, 21 ouros, três pratas e dois bronzes. O britânico Adam Peaty que até foi inscrito, mas optou por não disputar a competição é o segundo na lista com 16 medalhas, todas de ouro. No feminino a maior medalhista é a alemã Franziska van Almsick com 21 medalhas, 18 ouros e três pratas.

* Entre os atletas que estarão presentes no Europeu, a maior medalhista é a Dama de Ferro, Katinka Hosszu da Hungria dona de 24 medalhas, 15 ouros, seis pratas e três bronzes. Hosszu está a quatro medalhas de completar 100 medalhas internacionais na natação. Neste Europeu, Hosszu está escalada nas provas de 200 borboleta, 200 e 400 medley e pode aparecer em algum revezamento da Hungria.

* A Itália é o time com o maior número de atletas neste Mundial. São 102 atletas, sendo 58 na natação de piscina, 34 homens e 24 mulheres. Dois nadadores, Gregorio Paltrinieri e Domenico Acerenza, estão nas provas de piscina e águas abertas. Os italianos fizeram história no recente Mundial de Budapeste ganhando medalhas em todas as seis modalidades aquáticas.

* Nas provas de natação, cada país pode colocar até quatro atletas por prova, sendo que somente os dois melhores de cada país passam para as semifinais e finais das provas. O Europeu é a única competição do mundo que oferece o revezamento 4×200 livre misto.

* O programa do Europeu é completo, tem todas as provas do Campeonato Mundial e é disputado em sete dias de competição.

* EBU, European Broadcasting Union, é a responsável pela transmissão do Europeu que tem geração de imagens pelo consórcio do The Sports Channel de Israel, Sky Italia e Eurovision Europa. Serão 26 emissoras de TV gerando mais de 700 horas de transmissão ao vivo em 12 dias de competição.

* Lista de emissoras: ORF (Austria); VRT (Belgium); BNT/BNR (Bulgaria); HRT (Croatia); DR (Denmark); ERR (Estonia); YLE (Finland); France Télévisions/Radio France/RFI (France); ARD & ZDF (Germany); ERT (Greece); MTVA (Hungary); RUV (Iceland); RTE (Ireland); RAI (Italy); LRT (Lithuania); NOS (Netherlands); NRK (Norway); TVP/PR (Poland); RTP (Portugal); TVR (Romania); RTS (Serbia); RTVS (Slovakia); RTVSLO (Slovenia); RTVE (Spain) – check; SVT/SR (Sweden); SRG-SSR (Switzerland); TRT (Turkey); and BBC (UK).

* Ainda teremos uma geração de imagens via streaming no tv.len.eu

* Programação de eliminatórias a partir das 9 da manhã, horário local, 4 da manhã em Brasília. Finais a partir das 18 horas, horário local, 13 horas de Brasília.

* Site oficial do evento:
https://roma2022.microplustimingservices.com/indexRoma2022_web.php?s=TG9hZFJlcG9ydFBERih0cnVlKTs=&cat=&page=&spec=&bat=&td=&hg=&descIT=&descEN=&descFR=&curCatSel_M_F=&sport=Swimming

* Start list da competição de natação:
https://roma2022-s3.microplustimingservices.com/ROMA2022/export/NU_ROMA2022/NU/pdf/SWM_EntryList_1.0.pdf