Grandes anúncios no grupo de nadadores profissionais da Arizona State, o Sun Devils Swimming que ganhou quatro nadadores de Seleção Americana na busca de suas vagas para o time que vai para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As mudanças vem logo após a melhor temporada como treinador universitário de Bob Bowman a frente da ASU e tendo o melhor nadador do Campeonato Mundial de Budapeste, o francês Leon Marchand.

Nos anúncios de ontem, Chase Kalisz, Jay Litherland e Sierra Schmidt passam a fazer parte do grupo que já tem Hali Flickinger, Olivia Smoliga e os destaques do time universitário.

Chase Kalisz já treinou com Bowman. Foi atleta do North Baltimore Aquatic Club antes de ingressar na Universidade da Geórgia, onde o seu head coach Jack Bauerle recém anunciou aposentadoria. Kalisz atual campeão olímpico dos 400 medley também foi prata na mesma prova nos Jogos do Rio 2016 e ainda tem outras três medalhas em Campeonatos Mundiais.

Seu companheiro de treino, e de pódio em Tóquio, Jay Litherland, vice campeão olímpico dos 400 medley, vai treinar pela primeira vez com Bowman.

Entre os anúncios, o mais surpreendente foi da jovem Reagan Smith que nadou apenas uma temporada universitária em Stanford. Ex-recordista mundial dos 100 costas, Smith estava no time olímpico em Tóquio onde ganhou três medalhas. Em Mundiais, Smith já tem quatro ouros. Aos 19 anos de idade, a nadadora anuncia o profissionalismo e abandona a carreira universitária para se dedicar ao programa olímpico.

A quarta adição no time do Sun Devils é a fundista Sierra Schmidt. A nadadora já estava graduada de Michigan e treinava com o pai em Scottsdale, a poucos quilômetros da Arizona State University. Schmidt já tinha sido nadadora de Bowman na sua fase de North Baltimore Aquatic Club.

Com a responsabilidade de treinar o time universitário e este grupo de atletas profissionais, as universidades “nomeiam” estes nadadores como “treinadores voluntários” tendo direito a poder treinar com o grupo principal que disputa o NCAA. É a mesma estratégia que está sendo utilizada na Florida, onde Katie Ledecky é “treinadora voluntária”.