Próxima terça-feira, dia 11 de outubro, a partir das 10 da manhã, as duas provas de águas abertas de 10 quilômetros definem os classificados para os Jogos Pan Americanos do próximo ano em Santiago, no Chile. É a disputa da prova única das águas abertas no programa dos Jogos ODESUR sendo que, desta vez, não será em Assunção, mas a 370 quilômetros dali.

Encarnación, na divisa com a Argentina, a capital turística do Paraguai, as margens do Rio Paraná, recebe as águas abertas e também outras modalidades náuticas. A tradicional e popular Playa San José terá as duas provas separadas por apenas cinco minutos de intervalo.

No masculino, são 17 atletas de nove países, com largada para as 10 da manhã, horário local, o mesmo de Brasília. As 10:05 é a vez das 19 mulheres de 11 países.

O Brasil será representado pelas duplas Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut no feminino, Bruce Hanson e Luiz Felipe Loureiro no masculino. Loureiro faz a sua estreia na Seleção Brasileira Absoluta substituindo a Guilherme Costa que pediu desconvocação da equipe.

Segundo os critérios da CONSANAT e Panamaquatics, classificam-se os sete primeiros colocados nas provas masculina e feminina, sendo que a vaga pertence aos países, e não necessariamente aos atletas.