Resultado espectacular (mais um) para o baiano Guilherme Caribé em sua primeira temporada universitária nos Estados Unidos. O nadador de 19 anos de idade ficou em segundo lugar na prova das 50 jardas livre do Tennessee Invitational marcando 18.91, a segunda melhor marca do NCAA este ano.
Na frente de Caribé, apenas o seu companheiro de equipe Jordan Crooks que venceu a prova com 18.60. Minutos antes, os dois integraram o revezamento 4×50 livre do Tennessee que com 1:15.32 estabeleceu novo recorde da universidade e primeiro tempo do NCAA. Na prova do revezamento, Crooks abriu com 18.27, o melhor tempo do ano e igualando o segundo melhor tempo da história de Bjorn Seeliger. Caribé fez o parcial de 18.65.
Nadando pela primeira vez abaixo da barreira dos 19 segundos na prova individual, Caribé entra para o seleto grupo do sub 19 se tornando no 25o nadador da história a conseguir isso. É o segundo brasileiro atrás apenas de Cesar Cielo que ainda mantém o recorde brasileiro das 50 jardas livre com 18:47 desde 2008.
Caribé é o segundo melhor nadador da história do Tennessee nos 50 livre, atrás apenas de Crooks.
O recorde americano e do NCAA das 50 jardas livre é de Caeleb Dressel e seus 17.63, único nadador abaixo dos 18 segundos na história.
O Tennessee Invitational vai até amanhã e os atletas tiveram alguns dias de descanso para obterem as marcas de classificação para o NCAA. O tempo do revezamento do Tennessee já garante automaticamente a vaga de Caribé para a competição nacional assim como os 18.91 lhe colocam com a marca B e deve também ser chamado para nadar a prova.