Dá para escolher o destaque. Seu nono Campeonato Mundial, de volta ao Mundial depois de 10 anos, ou indo para a competição com 43 anos de idade, todas são muito expressivas ainda mais para um nadador que viveu uma semi-aposentadoria de sete anos fora do cenário nacional da África do Sul.

 

Roland Schoeman no Mundial de Fukuoka 2001

 

Roland Schoeman utilizou as suas redes sociais para anunciar que foi convocado pela Federação de Natação da África do Sul para disputar o Campeonato Mundial de Fukuoka, no Japão, o mesmo lugar onde ele participou do seu primeiro Mundial em 2001. Na época, aos 21 anos de idade, Schoeman ganhou sua primeira medalha em Mundiais, um bronze nos 50 metros nado livre.

Em julho deste ano, Schoeman volta para seu nono Mundial e depois de 10 anos desde Barcelona 2013, seu último Mundial. Em oito Mundiais até hoje, Schoeman acumula cinco medalhas, sendo três ouros, uma prata e um bronze. Se o bronze foi no seu primeiro Mundial, sua última medalha aconteceu em Melbourne 2007, ouro nos 50 borboleta.

Depois de não conseguir a vaga para aquela que seria sua quinta Olimpíada, Schoeman fez uma “semi aposentadoria” desde a Seletiva Olímpica da África do Sul em 2016. Em quatro Olimpíadas disputadas, Schoeman acumula três medalhas, uma de cada cor, todas conquistadas nos Jogos de Atenas 2004.

Desde 2016, Schoeman se manteve ativo, treinando e participando de competições masters nos Estados Unidos, onde vive desde a época que foi atleta universitário da Universidade do Arizona. Em 2021, disputou algumas etapas da Copa do Mundo, mas sem sucesso.

 

 

Este ano, depois de sete anos, Schoeman voltou a participar de um Campeonato Sul-Africano e conseguiu duas medalhas individuais, ouro nos 50 borboleta (23.83) e uma prata nos 50 livre (22.89). As duas marcas foram índices B da World Aquatics, o que só permite a participação de um atleta por prova.

Como Schoeman foi convocado pela Federação da África do Sul, o vencedor do Sul-Africano, Pieter Coetze não deve nadar a prova em Fukuoka.