Cinco nadadores é a Seleção Brasileira de Águas Abertas que vai estar na etapa final da temporada internacional das águas abertas, a etapa do Funchal, Ilha da Madeira, em Portugal, nos dias 2 e 3 de dezembro. O local foi escolhido para substituir a etapa que aconteceria em Eilat, Israel, mas por conta do conflito em Gaza, foi cancelado.

As irmãs Viviane e Cibelle Jungblut, a capixaba Isabella Tramontana, e a dupla júnior do Grêmio Náutico União, Matheus Melecchi e Bernardo Gavioli serão os brasileiros na prova.

Cibelle vem da conquista do título nacional absoluto da temporada enquanto Viviane sai de uma sequência de competições dos Jogos Pan Americanos, Troféu José Finkel e etapa final do Brasileiro de Águas Abertas em Inema. A outra brasileira do grupo é Isabella Tramontana que atualmente treina e mora nos Estados Unidos. Faz parte da equipe do Sandpipers de Nevada e realiza um training camp de altitude em Colorado Springs.

A dupla Matheus Melecchi e Bernardo Gavioli fez uma excelente temporada internacional participando de diversas provas da Copa do Mundo e ambos aparecem bem ranqueados na disputa do Júnior, uma novidade integrada pela World Aquatics para esta temporada.