Termina no próximo final de semana, em Funchal, Portugal, a temporada internacional das águas abertas. É a disputa da última etapa da Copa do Mundo da modalidade. Temporada acidentada com o cancelamento por completo da etapa de Paris, na França, pela qualidade da água, e a transferência de local desta sede que seria em Eilat, Israel.

A mudança para Portugal parece que favoreceu a presença internacional levando a maior quantidade de atletas e países nas disputas da Copa do Mundo deste ano:

No feminino 82 atletas de 24 países
No masculino 94 atletas de 27 países

Brasil presente com cinco nadadores, as irmãs Cibelle e Viviane Jungblut, Isabella Tramontana, além de Bernardo Gavioli e Matheus Melecchi.

A etapa fecha o Circuito da Copa do Mundo com um acirrado confronto entre Sharon van Rouwendaal dos Países Baixos líder com 1.750 pontos, apenas 10 a mais do que a alemã Leonie Beck. Enquanto isso no masculino, o húngaro Kristof Raszovszky lidera com 150 pontos de vantagem sobre o italiano Marcelo Guidi.

Viviane Jungblut, oitava colocada no feminino com 800 pontos é a melhor colocação brasileira do ranking da temporada.

Na categoria júnior, novidade desta temporada, os brasileiros Gavioli e Melecchi estão empatados em terceiro lugar com 900 pontos.

A programação da Copa do Mundo prevê para sábado a disputa dos 10K e no domingo a prova do revezamento que pela primeira vez na temporada terá a presença do Brasil.