A dupla brasileira Lizian Simões Sobral e Matheus Melecchi fizeram história nesta manhã de sexta-feira na disputa da última prova da temporada da Copa do Mundo de Águas Abertas ao vencer o título inédito da Categoria Júnior. A disputa introduzida pela World Aquatics desde a última temporada premia os brasileiros como campeões pela primeira vez. No ano passado, Melecchi terminou em terceiro lugar.

Lizian, 17 anos de idade, atleta do Yacht Clube da Bahia, terminou a prova dos 10 quilômetros em 26o lugar somando um total de 2.000 pontos, 1.200 a frente de quatro nadadoras empatadas na segunda posição: Camille Henveaux da Bélgica, Lamees Elsokkary do Egito, Emma Micheletti da Itália e Katie Grimes dos Estados Unidos que somaram 800 pontos.

Melecchi, 19 anos de idade, atleta do Grêmio Náutico União, ficou em 12o lugar na prova, foi o brasileiro melhor colocado. O resultado lhe deixou em 12o lugar no ranking absoluto da temporada, também o melhor brasileiro, e o título da Copa do Mundo Júnior com 3.250 pontos deixando o também brasileiro Leonardo Macedo em segundo lugar com 1.800 pontos.

Os vencedores da Copa do Mundo Júnior de Águas Abertas receberam um prêmio de 5 mil dólares da World Aquatics.