No cargo de Head Coach das Águas Abertas da Swimming Austrália desde Janeiro, o brasileiro Fernando Alves Possenti teve uma estreia histórica em Mundiais. Foi o primeiro desafio internacional da equipe e veio com duas medalhas inéditas.
Kyle Lee ganhou a primeira medalha da Austrália nas provas de 10 quilômetros em Mundiais ao garantir o bronze por um centésimo sobre o alemão Oliver Klemet. Lee tem 23 anos de idade e nasceu no Zimbabwe, treina com Ian Mills no North Coast Swim Club em West Australia. No ano passado, ficou em 9o lugar nesta prova no Mundial de Doha e em 13o na prova olímpica de Paris.
Moesha Johnson foi a estrela australiana do dia. A primeira medalha de ouro da Austrália na prova dos 10 quilômetros em Mundiais. Atleta de 27 anos de idade da região de Gold Coast, onde existe a maior concentração dos atletas da Seleção Australiana. Revelada nas provas de piscina, chegou a treinar com Michael Bohl, mas já faz alguns anos que treina na Alemanha com Bernd Beckhan na forte equipe de Magdeburgo.
Moesha foi prata nos 10 quliômetros de Paris e desde então tem sido protagonista nas provas do Circuito da Copa do Mundo e já era apontada como uma das favoritas da prova. Ela ainda vai nadar as provas de 5 quilômetros, o Knockout e o revezamento, com grandes chances de chegar a quatro medalhas. Além disso, ela ainda vai encarar os 800m e 1500m livre em piscina deste Mundial.