Odaiba Marine Park, este foi o local escolhido e anunciado pelo Comitê Tóquio 2020 para as disputas das provas de águas abertas dos Jogos Olímpicos de 2020. O local, um ilha artificial na baía de Tóquio também está escolhida como sede para a prova de natação do triatlo olímpico. Há mais de 20 anos o local é utilizado nos campeonatos nacionais de triatlo e provas de águas abertas.

Bonito, bem localizado, nem tão limpo, são raras as oportunidades de balneabilidade. Em 2017, durante 21 dias o local foi analisado e altos índices da bactéria E. Coli deixaram alarmados os organizadores que iniciaram um tratamento específico junto as autoridades locais.

Um dos tratamentos foi a colocação de barreiras que contém a poluição e também a entrada de arraias na área utilizada por banhistas. Este problema, entretanto, não é o maior para a organização da prova de águas abertas e do triatlo olímpico. A temperatura da água é o que preocupa.

Tivemos recorde de temperatura na década no último verão japonês. A temperatura e sensação térmica superou os 40 graus, e a temperatura da água esteve por volta dos 31 graus. Pelas regras da FINA, com 32 graus, nem prova pode ser realizada. A USA Swimming, inclusive, tem uma regra específica que não aceita provas com mais de 31,5 graus.

Por conta das condições de balneabilidade, a prova de águas abertas do Pan Pacífico em agosto do ano passado foi transferida para Hojo Beach, uma praia distante 70 quilômetros do Odaiba Marine Park. Lá, em condições boas, baixas ondas, a prova foi disputada com a temperatura de 27 graus. Hojo Beach é hoje a opção de uma possível transferência do local.

O que mais se destaca no Odaiba Marine Park é sua localização e beleza. A prova disputada bem no centro de Tóquio teria outra dimensão. O local é bem turístico, tem a ponte do arcoíris ao fundo, enormes torres e hotéis na região, até uma réplica da estátua da liberdade.

Odaiba foi construído em 1850 para efeito de segurança da cidade e o parque inaugurado em 1975. O local tem apenas 800 metros de praia, mas é be frequentado e funciona 24 horas por dia.

Odaiba Plage é uma ação que a prefeitura de Tóquio fez nos moldes desenvolvidos pela cidade de Paris há mais de 10 anos. Na intenção de promover o turismo nas margens do rio Sena, uma praia é aberta ao pública durante o verão.

No Odaiba Plage a iniciativa foi um sucesso nos últimos anos. O local reservado tem uma série de regras (23 no total) que proíbem desde o uso de equipamentos de som até mesmo a exposição de corpos tatuados. Tatuagens no Japão são consideradas ofensivas.

Veja o relatório do controle da qualidade e temperatura de água feita pelo Comitê Tóquio 2020 em 2017:

https://tokyo2020.org/en/news/notice/20171004-01.html

Site oficial do Odaiba Marine Park:

http://www.tptc.co.jp/en/c_park/01_02

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário