FINA anunciou a praia de Setúbal, em Portugal, como o local que irá sediar pela terceira Olimpíada consecutiva a Seletiva Olímpica de Águas Abertas. A mudança de datas e local foi após a FINA entrar em colisão com a organização do Comitê Tokyo 2020 e principalmente o Governo Japonês.

Assim, como aconteceu para Londres 2012 e Rio 2016, a gelada praia de Setúbal vai receber as disputas da Seletiva Olímpica dos 10 quilômetros nos dias 19 e 20 de junho.

Setúbal tem uma variação muito pequena de temperatura, mas sempre apresenta um padrão de água fria. Para junho, período da disputa a temperatura máxima média é de 20,4 graus e a mínima de 17,4 graus deixando a média em 18,8 graus.

Na regulamentação da FINA para a modalidade, as temperaturas mais baixas permitem o uso dos trajes de neoprene, o que muda bastante a forma de disputa e da estratégia da prova. Pela regra da FINA:
• Temperaturas acima de 20 graus, os trajes são proibidos
* Temperaturas entre 18 a 20 graus, trajes são opcionais
• Temperaturas entre 16 a 18 graus, trajes são obrigatórias
• Temperaturas abaixo de 16 graus, não é disputada a prova

As temperaturas são medidas antes do início da prova e em diferentes locais de disputa, uma média acaba sendo calculada e usada como referência.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário