Na Raia: 10 pitacos pós-Seletiva Olímpica
Por Plínio Rocha
Terminada a seletiva olímpica, que pode ter definido a equipe brasileira de natação que disputará os Jogos de Tóquio, valem aqui dez pitacos.
PS: está escrito “pode ter definido” porque, como se sabe, haverá…
Coluna na Raia: Que história esta de Caeleb Dressel
Caeleb Dressel conquistou oito medalhas no Mundial de natação que terminou neste domingo, em Gwangju, na Coreia do Sul. Foram seis de ouro e duas de prata.
A performance foi a melhor da história, em número de pódios. Só não foi em…
Na Raia: Tem medalha que não tem cor
Bruno Fratus bateu a mão na borda e o Brasil ficou a 28 centésimos, apenas 28 centésimos, de conquistar o ouro no 4 x 100m livre no Mundial de Budapeste. É uma diferença muito pequena. Muito. Os Estados Unidos venceram a prova. E o…
NA RAIA: Sobre Nicholas dos Santos, o passado, o presente, o futuro
(Nota do autor: eu não costumo, mesmo, escrever em primeira pessoa. Nada contra quem escreve, só não é meu estilo. Salvo quando a situação pede. Neste caso, achei curioso contar uma história. Por isso, abre-se a exceção.)
Em…
Ryan Lost
Cabelo castanho, engomado, franja de lado, todo arrumadinho. Camisa e calça sociais. Sobrancelhas tímidas, sem agressividade. Passos curtos, cuidadosos, cabeça baixa. Tom de voz baixo, com palavras educadas, respiração longa e pausada a…
Thiago Pereira merecia a medalha
Queira você admitir ou não, Thiago Pereira está na elite mundial dos 200m medley há 13 anos. Estar na elite não significa, necessariamente, ser primeiro, segundo ou terceiro, posições que ele ocupou, sim, eventualmente. Estar na elite…
O choro de Yulia Efimova
Os minutos iniciais seguintes à final dos 100m peito feminino foram emblemáticos no Estádio Aquático, no Rio. A americana Lilly King, ouro, ainda abraçava a compatriota Katie Meili, bronze, e uma cena chamava a atenção no fundo.
Tratava-se…
O melhor Michael Phelps
O Michael Phelps que se vê no Rio de Janeiro é o melhor Michael Phelps da história. Olhe com calma, preste atenção em cada detalhe. Nunca o americano se apresentou como agora.
Esqueça-se do garoto de 15 anos, orelhudo…
Na Raia: A Cesar o que é de Cesar
Por Plínio Rocha
Siga no Twitter: @pliniorocha77
Cesar Cielo, certamente, um dia sonhou, quando moleque.
Sonhou em ser nadador.
Sonhou em ser um competidor.
Sonhou em estar em um clube grande.
Sonhou em nadar ao lado de ídolos.
Sonhou…
Na Raia: Um passo para trás, dois para frente
Por Plínio Rocha
Siga no Twitter: @pliniorocha77
Um passo para trás hoje para dar dois passos para frente amanhã.
Não é necessário dizer que não deve ter sido fácil para Cesar Cielo abandonar o Mundial de Kazan. Não seria para ninguém.…
Na Raia: 23
Por Plínio Rocha
Siga no Twitter: @pliniorocha77
Uma medalha. O cara escolhe ser nadador, começa a competir e, um dia, para na frente da televisão. Assiste aos Jogos Pan-Americanos e diz para si mesmo, baixinho para que ninguém ache que…
Na Raia: A libertação definitiva de Joanna Maranhão
Na Olimpíada de Atenas, em 2004, Joanna Maranhão tinha apenas 17 anos. Foi à final dos 400m medley e terminou na quinta colocação. Foi histórico, o melhor resultado para uma nadadora do país até hoje. Não conquistou uma medalha, claro,…
Na Raia: O esporte individual mais coletivo do mundo
Por Plínio Rocha
Siga no Twitter: @pliniorocha77
O assunto surgiu no papo com a amiga Leticia Todesco, ex-nadadora, futura jornalista. Por que Cesar Cielo consegue bons resultados mesmo treinando sozinho? Por que o nadador fica bem mesmo…
Na Raia: Dois pesos, duas medidas, um erro
Por Plínio Rocha
Siga no Twitter: @pliniorocha77
João Gomes Jr. nunca terá o mesmo tratamento que Cesar Cielo nos assuntos relacionados à natação. Nunca. Pode até ser errado, mas é assim que é. Cielo vai sempre ter mais atenção,…
Na Raia: Os reflexos de 2014
Por Plínio Rocha
No Twitter: @pliniorocha77
O ano de 2014 foi verdadeiramente bom para a natação brasileira.
Matheus Santana se firmou não apenas como grande promessa, mas, principalmente, como realidade. Recordista mundial júnior, nadador…