Todos os quatro nadadores brasileiros que estavam no NCAA Divisão I masculino deste ano (Caio Pumputis, Luiz Gustavo Borges, Kayky Mota, Gabriel Fantoni) fizeram a sua quarta temporada na natação universitária. Dos quatro, por enquanto, apenas Caio Pumputis foi confirmado pela Georgia Tech que vai tentar mais uma temporada no próximo ano, artifício que o NCAA ofereceu durante a Pandemia. A carreira universitária americana oferece apenas os quatro anos nas classes chamadas de: freshman, sophomore, júnior e sênior.

 

Luiz Gustavo Borges em um dos revezamentos de Michigan

 

Luiz Gustavo Borges terminou seu ano de sênior chegando a final dos 50 livre além de boas participações nos revezamentos da Universidade de Michigan. Quatro anos seguindo os passos (ou braçadas) do pai que foi uma estrela da equipe de Michigan e até faz parte do Hall of Fame da Universidade.

A pressão para Luiz Gustavo era enorme. Gustavo é considerado um dos melhores nadadores que já passou pela universidade e acumula números e recordes incríveis. No caminho para a piscina, o corredor de saída do vestiário tem fotos das toucas do pai, e Luiz Gustavo caminhou por ali durante quatro anos.

 

Luiz Gustavo e o corredor com a touca do pai

 

Gustavo Borges é o nadador brasileiro mais vitorioso no sistema universitário americano. São oito títulos individuais, mais dois de revezamento, um título por equipes. Em 1995, no seu último ano, Gustavo venceu suas três provas: 50, 100 e 200 livre. Na história do NCAA, Gustavo é o único que foi capaz de vencer nos quatro anos de elegibilidade a prova dos 100 livre.

Se os números de conquistas de Gustavo são muito maiores, o filho Luiz Gustavo, termina a carreira em marcas mais rápidas do que a do pai:

PROVAS LUIZ GUSTAVO GUSTAVO 
50 livre 19.02 19.48
100 livre 42.21 42.46
200 livre 1:33.79 1:34.31

 

Comparando outros números:


Gustavo Borges, 1992-1995
10 títulos do NCAA
4 títulos dos 100 livre
3 títulos dos 200 livre
1 título dos 50 livre
2 títulos de revezamento
1 título de Campeão por equipes (último título de Michigan 1995)
24 vezes All-American (número de finais)
20 vezes campeão da Big 10

 

Luiz Gustavo Borges, 2018-2021
12 vezes All-American (número de finais)
3 vezes campeão da Big 10

 

 

Veja aqui o perfil de Gustavo Borges no site da Universidade de Michigan
https://mgoblue.com/honors/university-of-michigan-hall-of-honor/gustavo-borges/202

Veja aqui o perfil de Luiz Gustavo Borges no site da Universidade de Michigan
https://mgoblue.com/sports/mens-swimming-and-diving/roster/luiz-gustavo-borges/21574

 

Um podcast americano reuniu pai e filho, Luiz Gustavo e Gustavo, para contarem a experiência e os desafios desta carreira na natação universitária

 

Diferente dos outros anos, o pai Gustavo, não pode acompanhar o filho no NCAA deste ano. Por conta da Pandemia, a competição foi disputada sem público. Resta agora torcer pelo filho em outro desafio, a briga por uma vaga no time olímpico na Seletiva que acontece no Rio de 19 a 24 de abril.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário