A nadadora americana Lia Neal, 26 anos de idade, anunciou hoje a sua aposentadoria. Natural do Brooklyn, em Nova Iorque, Neal foi formada no Asphale Green Unified Aquatics, um clube de bastante diversidade localizado em Manhattan.

Velocista de destaque na juventude ganhou bolsa na Universidade de Stanford onde se formou em 2015. Naquele ano, junto com Simone Manuel e Natalie Hinds fizeram um pódio inédito e histórico nas 100 jardas livre do NCAA com três nadadoras negras ocupando as três primeiras posições.

Neal chegou a Seleção Americana no Mundial Júnior de 2011, em Lima, no Perú. No ano seguinte, se tornou na segunda nadadora negra dos Estados Unidos a ser medalhista olímpica com o bronze do revezamento 4×100 metros nado livre nos Jogos Olímpicos de Londres.

Na Olimpíada do Rio foi novamente medalhista e novamente no 4×100 livre, agora com a medalha de prata.

 

 

Além das duas medalhas olímpicas, Neal ainda teve cinco medalhas em Mundiais de Longa, seis medalhas em Mundiais e de Curta e duas medalhas de ouro nos revezamentos campeões dos Jogos Pan Americanos de Lima, em 2019.

Neal, antes da Pandemia, estava treinando em San Diego com o técnico David Marsh. Com o fechamento das piscinas, voltou para Nova Iorque onde ficou meses sem poder treinar. No ano passado, ainda fez parte da equipe do Cali Condors, campeão da segunda temporada da ISL.

Faltando pouco menos de três semanas para a Seletiva Olímpica, Lia Neal reconheceu que não iria conseguir um bom resultado na disputa e anunciou o fim de sua carreira.

 

 

Com a aposentadoria de Lia Neal, agora são 13 dos 47 nadadores da Seleção Americana que estiveram no Rio 2016 encerraram suas carreiras neste ciclo. Dos 13, cinco são homens (Connor Jaeger, Connor Dwyer, David Plummer, Jimmy Feigen, Michael Phelps) e oito são mulheres (Camille Adams, Elizabeth Beisel, Maya Dirado, Missy Franklin, Katie Meilli, Lia Neal, Dana Vollmer, Amanda Weir).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *