A partir de quarta-feira, em Atlanta, começa o Campeonato Universitário Americano Feminino da Divisão I do NCAA. A Universidade da Virginia, atual campeã, é apontada por todos como a grande favorita para o bi campeonato liderando todos rankings e previsões.

Comandada por Todd DeSorbo, considerado uma das grandes revelações entre os treinadores americanos, a Virginia teve um salto enorme de qualidade em seus resultados. Ele assumiu a equipe terminando em 12o lugar em 2017. No primeiro ano o time terminou em 9o lugar, em 2019, a última disputa antes da Pandemia, Virginia foi 6o. Sem competição em 2020, a Virginia voltou em 2021 para o título inédito e agora caminha para o bi campeonato.

Mas não é só Todd DeSorbo nesta evolução. Ele que vai ser o head coach da equipe feminina da Seleção Americana no Mundial de Budapeste, ao lado de Anthony Nesty, tem uma ajuda enorme de um matemático.

Ken Ono é o chefe do departamento de matemática da Universidade da Virginia e um apaixonado pelo esporte. Ono desenvolveu um sistema matemático de avaliação e progressão para os atletas da equipe de natação da universidade baseado em sensores espalhados pelo corpo dos atletas. Os efeitos destes sensores indicam fraquezas e eficiência dos atletas que são analisados de forma matemática em câmeras sub-aquáticas dispostas na piscina.

Ono faz um trabalho que associa o conceito da biomecânica a cálculos matemáticos e os resultados tem se configurado de forma bastante efetiva. Ono também é figura destacada em outros projetos. Fez parte da equipe de produção do filme “O homem que sabia o infinito” que contava a vida do matemático indiano Srinivasa Ramanujan.

 

Aqui você também consegue assistir uma palestra de Ken Ono no TED: 

 

 

O Campeonato Americano Universitário Divisão I Feminino do NCAA acontece de quarta-feira a sábado na piscina da Georgia Tech University, em Atlanta. Teremos apenas uma nadadora brasileira participando, Maria Eduarda Sumida da Universidade de Louisville.

 

Mais sobre o matemático Ken Ono visite a página oficial de seu perfil na Universidade da Virginia:

https://math.virginia.edu/people/ko5wk/

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário