O mau tempo que adiou a disputa das águas abertas por dois dias não atrapalhou a prova da manhã de hoje, tivemos a realização dos 5 quilômetros sem qualquer problema, mas na parte da tarde os 25 quilômetros foram paralizados pela organização quando os atletas já estavam na altura dos 20 quilômetros.
Na prova dos 5, dobradinha italiana com Gregorio Paltrinieri e Domenico Acerenza vencendo, enquanto no feminino a vitória foi da nerlandesa Sharon van Rouwendaal. Foi a oitava vez que van Rouwendaal se sagra campeã europeia num total de 11 medalhas conquistadas.
5 quilômetros resultados:
Masculino
1o Gregorio Paltrinieri da Itália 52:13.5
2o Domenico Acerenza da Itália 52:14.2
3o Marc-Antoine Olivier da França 52:20.8
12o Diogo Carvalho de Portugal 54:38.2
Feminino
1o Sharon van Rouwendaal dos Países Baixos 56:58.7
2o Maria de Valdés da Espanha 57:00.2
3o Giulia Gabbrielleschi da Itália 57:00.3
4o Angélica André de Portugal 57:00.4
9o Mafalda Rosa de Portugal 57:29.0
Por decisão do Comitê Médico da LEN, ficou proibido os atletas que participaram da prova dos 5 quilômetros pudessem nadar os 25 na parte da tarde. A prova foi largada no horário previsto, mas já se previa uma mudança de tempo durante a sua disputa. Quando a prova foi paralisada os italianos, três no masculino, e duas no feminino, ocupavam as primeiras posições.
Abaixo o comunicado oficial da LEN cancelando o evento:
Este é um anúncio oficial sobre as provas de natação em águas abertas masculina e feminina de 25 km no Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos LEN, realizado em 20 de agosto de 2022. Devido a um caso de emergência devido às condições climáticas, os árbitros chefe e o delegado de segurança decidiram parar as provas imediatamente para a segurança dos Atletas e Oficiais no percurso. Como os Árbitros Chefes não tinham uma visão das classificações finais para ambas as provas, o Comitê Técnico da LEN em Águas Abertas decidiu cancelar a classificação para ambas as provas.
A LEN deve um pedido de desculpas a todos os atletas participantes desta prova, que se dedicaram a um trabalho árduo para estarem preparados para esta prova, por não estarem em condições de determinar a classificação final, apesar de a prova ter sido realizada nestas condições extremas. De acordo com os princípios da LEN, a segurança dos atletas e oficiais deve prevalecer em todas as circunstâncias.
As provas de 10km de domingo e a Estafeta por Equipas de 5km estão previstas para serem realizadas de acordo com o horário anunciado anteriormente, a partir das 10h00 e das 16h00, respetivamente. No entanto, em caso de condições meteorológicas adversas, as corridas podem ser adiadas ou canceladas.
Galeria de imagens do dia 1 das águas abertas no Europeu (fotos LEN, Federnuoto, Federação Húngara da Natação)
Campeonato Europeu termina neste domingo com as provas de 10 quilômetros e o revezamento 4×1500.