O mau tempo que adiou a disputa das águas abertas por dois dias não atrapalhou a prova da manhã de hoje, tivemos a realização dos 5 quilômetros sem qualquer problema, mas na parte da tarde os 25 quilômetros foram paralizados pela organização quando os atletas já estavam na altura dos 20 quilômetros.

 

Pódio masculino – Foto LEN

 

Na prova dos 5, dobradinha italiana com Gregorio Paltrinieri e Domenico Acerenza vencendo, enquanto no feminino a vitória foi da nerlandesa Sharon van Rouwendaal. Foi a oitava vez que van Rouwendaal se sagra campeã europeia num total de 11 medalhas conquistadas.

 

Pódio feminino – Foto LEN

 

5 quilômetros resultados:
Masculino
1o Gregorio Paltrinieri da Itália 52:13.5
2o Domenico Acerenza da Itália 52:14.2
3o Marc-Antoine Olivier da França 52:20.8
12o Diogo Carvalho de Portugal 54:38.2

Feminino
1o Sharon van Rouwendaal dos Países Baixos 56:58.7
2o Maria de Valdés da Espanha 57:00.2
3o Giulia Gabbrielleschi da Itália 57:00.3
4o Angélica André de Portugal 57:00.4
9o Mafalda Rosa de Portugal 57:29.0

 

 

Por decisão do Comitê Médico da LEN, ficou proibido os atletas que participaram da prova dos 5 quilômetros pudessem nadar os 25 na parte da tarde. A prova foi largada no horário previsto, mas já se previa uma mudança de tempo durante a sua disputa. Quando a prova foi paralisada os italianos, três no masculino, e duas no feminino, ocupavam as primeiras posições.

Abaixo o comunicado oficial da LEN cancelando o evento:

Este é um anúncio oficial sobre as provas de natação em águas abertas masculina e feminina de 25 km no Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos LEN, realizado em 20 de agosto de 2022. Devido a um caso de emergência devido às condições climáticas, os árbitros chefe e o delegado de segurança decidiram parar as provas imediatamente para a segurança dos Atletas e Oficiais no percurso. Como os Árbitros Chefes não tinham uma visão das classificações finais para ambas as provas, o Comitê Técnico da LEN em Águas Abertas decidiu cancelar a classificação para ambas as provas.

A LEN deve um pedido de desculpas a todos os atletas participantes desta prova, que se dedicaram a um trabalho árduo para estarem preparados para esta prova, por não estarem em condições de determinar a classificação final, apesar de a prova ter sido realizada nestas condições extremas. De acordo com os princípios da LEN, a segurança dos atletas e oficiais deve prevalecer em todas as circunstâncias.

As provas de 10km de domingo e a Estafeta por Equipas de 5km estão previstas para serem realizadas de acordo com o horário anunciado anteriormente, a partir das 10h00 e das 16h00, respetivamente. No entanto, em caso de condições meteorológicas adversas, as corridas podem ser adiadas ou canceladas.

 

Link para os resultados completos:
https://roma2022.microplustimingservices.com/indexRoma2022_web.php?s=Q2hlY2tKc29uVG9Mb2FkKCdBNVgnLCAnMDUyJywgJzAwNScsICcwMDEnLCAnJywgJycsICdNaXhlZMKgLcKgNSBLbScsICdNaXhlZMKgLcKgNSBLbScsICdNaXhlZMKgLcKgNSBLbScpOw==&cat=&page=&spec=&bat=&td=CAL_CIS_DAY&hg=&descIT=&descEN=&descFR=&curCatSel_M_F=undefined&sport=OpenWater

 

Galeria de imagens do dia 1 das águas abertas no Europeu (fotos LEN, Federnuoto, Federação Húngara da Natação)

 

Campeonato Europeu termina neste domingo com as provas de 10 quilômetros e o revezamento 4×1500.