Ouro e prata, Brasil no alto do pódio da Copa do Mundo de Águas Abertas no Golfo de Aranci, segunda etapa do principal circuito da modalidade da World Aquatics. Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut fizeram uma dobradinha histórica e inédita para o país em prova bastante acirrada na última sexta-feira.
Entretanto, as duas já haviam feito isso de forma similar em eventos internacionais, e por duas vezes. Foi nas edições de 2019 e 2023 dos Jogos Pan Americanos e a Best Swimming traz os detalhes para você:
Jogos Pan Americanos, Lima, 2019
Em águas geladas, a Laguna Bujama, em Lima, recebeu a prova que teve vitória de Ana Marcela Cunha, o primeiro título brasileiro na prova de 10k em Jogos Pan Americanos marcando 2 horas, 51 segundos e 9 décimos. Viviane Jungblut chegou em terceiro lugar na prova um segundo atrás da argentina Cecilia Biagioli que ficou com a medalha de prata. As duas ainda ficaram no Pan para disputar as provas de piscina, onde Viviane foi bronze nos 800m nado livre e quinta colocada nos 1500m. Ana Marcela foi sétima nas mesmas provas.
Jogos Pan Americanos, Santiago, 2023
A prova das maratonas aquáticas foi disputada após a disputa das provas de piscina onde Viviane Jungblut ganhou duas medalhas de bronze nos 800 e 1500m nado livre. Nas águas abertas, a prova foi em Laguna los Morros, em Santiago, e a americana Ashley Twichell foi a vencedora com 1:57.16.4. Ana Marcela chegou em segundo lugar com 1:57.29.4 e Viviane na terceira colocação 1:57.51.1.
Copa do Mundo, Golfo de Aranci, 2024
Pela primeira vez em Copas do Mundo, a dupla brasileira subiu as posições mais altas para ficar com os dois primeiros lugares da prova no Golfo de Aranci na Itália. Tanto Ana Marcela como Viviane tiveram desempenho destacado na parte final da prova. Ana Marcela venceu com 2:02.00.70 e Viviane 2:02.02.00. A alemã Leonie Beck chegou em terceiro apenas dois décimos atrás de Viviane.