Ao final das eliminatórias do primeiro dia da Seletiva Americana já se previa o problema. Nenhum dos classificados para a final dos 400 metros nado livre masculino tinha nadado nem perto do índice exigido pela FINA para a prova (3:46.78). Quando a prova começou, a torcida de todos era de quem fizessem o índice, pelo menos isso.

Kieran Smith, nadador da Universidade da Flórida, treinado por Anthony Nesty, fez mais do que isso. Nadou uma bela prova, baixou cerca de três segundos no seu melhor tempo e venceu com 3:44.66, índice A e classificado. O segundo colocado na prova foi Jake Mitchell, mas com um distante 3:48.17.

Quando os critérios da Seleção Americana foram feitos (em 2018), jamais se esperava que a natação americana chegasse a uma final de Seletiva Olímpica com apenas um atleta fazendo a marca A. E a forma como os critérios estão escritos, estão dando margem a interpretações e rumores.

Uma coisa é cerca, com um nadador tendo a marca A, os americanos só poderão incluir outro atleta na prova se este também tiver marca A. Dentro do período de classificação da FINA, apenas Zane Grothe conseguiu isso nadando para 3:45.78 terminando em oitavo lugar no Campeonato Mundial de Gwangju. Sendo que ontem, nas eliminatórias, Grothe terminou em 11o lugar com 3:50.80.

A USA Swimming ainda não oficializou qual será a medida a ser tomada, mas entre as possibilidades, ou os rumores que circulam em Omaha, incluem:

* Dar a segunda vaga a Zane Grothe pela marca feita no Mundial de Gwanjgu.
* Oferecer aos nadadores uma tomada de tempo de 400 livre em Omaha.
* Oferecer aos nadadores uma nova tentativa de 400 livre no Meet of Champions, em Mission Viejo, na Califórnia de 25 a 27 de junho.
* Inscrever apenas um nadador na prova dos 400 metros nado livre em Tóquio.

Seja qual for a decisão a ser tomada, será polêmica e contestada, mas acima de tudo mostra um problema de qualidade nas provas de fundo masculino um tanto abaixo do padrão para a natação americana.

2 respostas
  1. Sandro
    Sandro says:

    A natação americana sempre deu muita importância às suas provas de equipe e à formação dos seus revezamentos!
    Não é à toa que as provas de 100 m e 200 m são as que concentram maior concentração de nadadores com índices A.
    As provas de equipe: 4×100 livre, 4×200 e 4×100 medley são o xodó da natação americana e todo mundo quer uma vaguinha nesses revezamentos, vide atletas multi-medalhistas que sempre estão nas provas de equipe nadando seus revezamentos como Michael Phelps, Ryan Lotche e Katy Ledecky que.
    Logo, provas como os 400, 800 e 1500 não são tão atrativas para a maioria dos americanos, pois não fazem parte dos revezamentos…

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário