Segunda etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas no Golfo de Aranci, na Itália, acontece neste final de semana na região da Sardenha. O evento terá uma presença recorde de 156 nadadores com sete brasileiros na água. sendo no sábado a prova dos 10 quilômetros e domingo a disputa da prova do revezamento 4×1500 metros.

 

Percurso da prova

 

Cinco dos seis brasileiros que estão classificados para o Mundial estarão presentes na prova: Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut, Diogo Villarinho, Alexandre Finco, e Thiago Ruffini, além de dois novos talentos das águas abertas do Brasil, Matheus Melecchi e Bernardo Gavioli.

A prova do Golfo de Aranci estreia no circuito mundial com um percurso de seis voltas em 1.666 metros cada uma. A prova deverá ser feita obrigatoriamente com trajes de neoprene, isto porque a nova regra da World Aquatics determina que temperaturas até 18 graus o uso dos trajes são obrigatórios. No treinamento da véspera da prova a temperatura indicava 17 graus.

Esta é a segunda prova da temporada que iniciou com a prova de Soma Bay, no Egito. Na disputa inicial tivemos dupla vitória alemã com Leonie Beck e Florian Wellbrock. A prova de abertura do ano marcou a volta as competições para Ana Marcela que terminou na terceira colocação.

Um dos destaques da prova deste sábado é a estreia do italiano Gregorio Paltrinieri na temporada. No ano passado, Paltrinieri e Ana Marcela foram os campeões do então circuito da FINA.

O balizamento completo da prova pode ser conferido aqui:

https://www.worldaquatics.com/competitions/3066/fina-open-water-tour-2023/athletes?gender=&countryId=

Você pode acompanhar a prova ao vivo no Canal do YouTube da World Aquatics:

https://www.youtube.com/results?search_query=wolrd+aquatics