A World Aquatics publicou um comunicado as federações internacionais participantes na prova dos 10K da Copa do Mundo e Teste Evento Paris 2024 e não confirmou a realização da disputa marcada para este domingo. Segundo o informe, os níveis de salubridade do local da prova apontam que tanto para as bactérias de E. Coli e Enterococci estão acima do permitido.
O trabalho de balneabilidade do Rio Sena vem sendo efetuado há anos pelas autoridades locais, mas as fortes e constantes chuvas das últimas três semanas pioraram todos estes níveis de salubridade. Para 2024, uma barreira anti-chuvas, ainda não concluída, vai minimizar ou evitar o problema que agora pode cancelar a prova.
Cerca de 100 atletas estão em Paris para a disputa e seguem treinando em piscinas indicadas pela organização sem acesso a nadar no local de prova. O banho no Rio Sena está proibido pelo Governo Francês há quase 100 anos.
A decisão final da World Aquatics será anunciada neste domingo por volta das 4 da manhã. Como o sábado teve apenas um chuvisco pequeno, a tendência de melhora nos níveis é esperada.
Veja aqui na íntegra o documento da World Aquatics: