A maior vencedora da competição, em provas, em títulos e em medalhas, uma temporada de cinco etapas, uma vitória, dois pódios e uma diferença de pouco mais de 100 pontos, Ana Marcela Cunha conquistou o hepta campeonato da Copa do Mundo de Águas Abertas. Veja como foi etapa a etapa o caminho de Ana Marcela para o hepta:

23 de Março, Soma Bay, Egito
Etapa da abertura da temporada, vitória da alemã Leonie Beck com Ana Marcela chegando em quinto lugar quatro segundos atrás da campeã e dois segundos do pódio.

25 de Maio, Golfo de Aranci, Itália
Ana Marcela Cunha vence a prova com dobradinha brasileira de Viviane Jungblut chegando 1 segundo e 3 décimos atrás.

12 de Outubro, Setúbal, Portugal
Outro duplo pódio brasileiro, agora Ana Marcela ficou em segundo e Viviane em terceiro. A alemã Lea Boy venceu a prova com Ana Marcela chegando três segundos atrás.

26 de Outubro, Hong Kong, Hong Kong
Moesha Johnson da Austrália venceu a prova com Ana Marcela chegando em oitavo lugar, 39 segundos atrás da vencedora e 20 segundos distante do pódio. Após o evento, Ana Marcela revela que esteve acometida de uma infecção intestinal após a prova em Portugal chegando a ser hospitalizada e perdendo quatro dias de treinamento.

22 de Novembro, Neom, Arábia Saudita
Ana Marcela nadou com o regulamento, a australiana Moesha Johnson voltou a vencer, mas a adversária na disputa pelo título era a alemã Lea Boy que chegou em segundo lugar. Para perder o título, Ana Marcela teria que fechar em 10o, mas ao chegar na 8a colocação garantiu o hepta campeonato com 102 pontos de vantagem.